Importância do desenvolvimento regional marca obra de Jorge Amado, diz governo

 

´Gabriela Cravo e Canela´, um dos principais livros de Jorge Amado, narra a história de amor entre o turco Nacib e a retirante sertaneja Gabriela, na Ilhéus do início do século XX, então vivendo um período de exuberância econômica, por conta das riquezas geradas pelo cacau. Riquezas que não eram maiores por conta da deficiência do porto, localizado na foz do Rio Cachoeira, impedindo que o cacau fosse exportado para a Europa diretamente de Ilhéus.

Uma das tramas do livro envolve justamente a questão do porto e a necessidade não apenas de modernizá-lo, mas da construção de um de porte internacional, no bairro Malhado, o que efetivamente aconteceu no início da década de 70 do século passado.

No momento em que o Sul da Bahia celebra o centenário do nascimento de Jorge Amado, nascido em Itabuna, criado em Ilhéus, menino grapiuna como ele mesmo se auto-intitulava, a construção de um novo porto, o Porto Sul, está no centro das prioridades e conta com o apoio da maioria da população, que já não tem no cacau a base de sua sustentação econômica.

É fácil encontrar em Ilhéus personagens que remetem a Jorge Amado ou fãs de suas obras, que enxergam no Porto Sul a oportunidade de um novo ciclo de desenvolvimento no Sul da Bahia, após uma crise que dura duas décadas por conta da drástica redução da produção de cacau, de 400 mil toneladas/ano na metade dos anos 80, para as atuais 120 mil toneladas/ano.

Porto para o desenvolvimento - Projeto de R$ 3,5 bilhões do Governo do Estado, que vai operar um porto público, e a Bahia Mineração, que terá um terminal privativo, o Porto Sul está em fase de licenciamento pelo Ibama. “A história de Ilhéus está ligada à questão portuária desde sua fundação pelos portugueses, passando pelo cacau e agora, com o Porto Sul, teremos a cidade novamente em condições de se consolidar como um pólo de exportação da produção baiana e de outros estados brasileiros”, afirma o estivador Emerson Tavares.

Para ele, “com a recuperação do Porto do Malhado e a implantação do Porto Sul e da Ferrovia Oeste Leste, que atrairão outros empreendimentos, a região passará por um ciclo de desenvolvimento”.

Filho e neto de produtores rurais, Cleber Isaac Ferraz Soares atua hoje no ramo hoteleiro e de construção de condomínios residenciais. A aposta no Porto Sul faz com que ele esteja lançando novos empreendimentos em Itacaré e Ilhéus. “Não podemos depender apenas do cacau. Acredito que o Porto Sul, com sua capacidade de gerar novos negócios, dará um grande impulso à economia regional, com reflexo positivo em áreas como comércio, prestação de serviços, hotelaria e construção civil”, afirma.

O ator  José Delmo há vários anos interpreta um produtor de cacau em apresentações diárias para turistas e estudantes na Fundação Cultural de Ilhéus. Vestido a rigor, José Delmo, num monólogo de 30 minutos de duração, relata o apogeu e a decadência dos coronéis do cacau, donos de grandes riquezas, mas que não resistiram à crise da lavoura cacaueira.

O monólogo é um misto de ficção e realidade, mas na vida real, José Delmo entende que “esse ciclo de ouro pertence ao passado e agora precisamos buscar novas alternativas. Acredito que o Porto Sul trará novas oportunidades para a região, respeitando-se com rigor as questões ambientais”.

Atraso x Desenvolvimento - José Martins, sergipano, 70 anos, aposentado. Em Ilhéus, é conhecido e participa de eventos como sósia de Jorge Amado. A semelhança é tamanha que José chama Jorge de “meu irmão espiritual”. Segundo ele, ”Jorge Amado escreveu como nenhum outro escritor sobre a magia do cacau e em ´Gabriela´ soube mostrar bem essa luta entre atraso e progresso, na questão ao antigo porto, já desativado”.

“O que temos hoje é a realidade de um novo porto, o Porto Sul, que vai trazer desenvolvimento, gerar empregos, aquecer a economia e melhorar a vida das pessoas no Sul da Bahia. Muita gente já está investindo em Ilhéus, porque acredita na capacidade do Porto Sul de gerar novos negócios”, afirma José Martins.

Libério Menezes, de uma família de operadores portuários, que atua na área de operações e logística, entende que “Jorge Amado retratou bem a importância de um porto moderno, em sua época, para o desenvolvimento de Ilhéus”. “Hoje, vivemos uma situação idêntica, em que a cidade necessita de um equipamento das dimensões do Porto Sul, para um novo impulso à sua economia”, afirma Libério, que defende a mobilização de todos os setores da comunidade regional em defesa do Porto Sul, “porque seus benefícios se estenderão para todo o Sul da Bahia”.